top of page
Foto do escritorSusana Monteiro

Um dia vamos… ser voluntários!


É das afirmações ou perguntas que mais nos fazem. “Gostava tanto de um dia fazer voluntariado…” ou “Quando é que posso juntar-me ao Um dia Vamos juntos®?


Penso que ser voluntário ou querer ser voluntário deve ser uma decisão bem ponderada, analisada ao detalhe e acima de tudo estar completamente de alma livre e disponível para o que vai viver.


Voluntariar nada mais é do que oferecer o nosso tempo a uma instituição, comunidade ou projeto social que precise das habilidades que temos a oferecer, sem receber em troca uma ajuda financeira. O que se recebe em troca vai depender da experiência que nos propomos a escolher.


Dica importante: Só tu sabes dizer o que estás disposto/a a fazer ou não. Por isso, é bom que tenhas um conhecimento prévio, pesquisa do local para onde te propões ir, e sem dúvida estar de acordo com o esquema local e de acordo com o que vai acontecer. Inclusive, não há conselho melhor do que ajustar todos os detalhes e tirar todas as dúvidas com a pessoa que vai te receber no local antes de ir.


É hora de pensar no quanto essa experiência vai custar, já que isso definirá quando irás tirar a viagem do papel. Para isso, leva em consideração as recompensas e benefícios que recebes do programa que escolhes e faz uma projeção do quanto vais gastar com:


· Bilhetes de avião e transportes;

· Alojamento;

· Seguro viagem (é sempre uma mais valia/descanso);

· Alimentação semanal;

· Pequenos gastos pessoais (souvenirs locais);

. Profilaxia (quando necessário) e testes COVID-19;

· Uma quantia extra para emergências.


Nesta fase de planeamento das despesas, tem sempre em conta, o contexto politico/social do programa que escolhes bem como, a questão da documentação necessária, são exemplos: os vistos de entrada em certos países, medicação e vacinação necessária, entre outros.


Dependendo da ação de voluntariado que escolheres, alguns desses pontos não terão custo algum, o que pode virar uma economia gigante no final das contas. Depois de levares todos esses fatores em consideração, é hora de literalmente planear a tua viagem. Exemplo de uma lista ordenada de alguns pontos de forma a garantir que tudo corre como planeado:


· Comprar bilhetes de avião com antecedência

· Confirmar com os organizadores todos os detalhes sobre a sua chegada

· Providenciar itens que podem lhe faltar

· Preparar a mente e o coração.


Lembra-te: Tu estás lá para oferecer reforços, não para mudar o mundo em uma semana. Toda ajuda faz diferença e toda experiência vale como aprendizagem.

E sim, um dia vamos voluntariar todos juntos! Para breve, programas de voluntariado Um dia vamos juntos®.


Se gostaste deste texto partilha com os teus amigos!


Aquele abracinho,

Susana

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page