top of page

Mulheres Batalhadoras – O Poder da Formação para o Empreendedorismo Feminino

O combate à vulnerabilidade social deve ser encarado como uma responsabilidade coletiva, na perspetiva da união de esforços a na procura ativa de soluções que permitam e facilitem a quebra dos ciclos de pobreza, exclusão e de fragilidade: social, emocional e individual. O papel educativo assume-se neste combate como elemento fundamental à redução do fenómeno ou mesmo levando à sua erradicação.


No início quando o Um dia vamos juntos® chegou a Porto Alegre, sul da ilha de São Tomé, identificou algumas fragilidades que direta ou indiretamente condicionavam a vida das pessoas que ali habitam. Fenómenos sociais como a pobreza, o desemprego, o abandono escolar, estavam refletidos nas várias esferas das vidas e dinâmicas daquela comunidade.


No meio da fragilidade que tentávamos analisar, sobressaíram as mulheres, crianças e jovens, grupos que conta a história amplamente castigados e os mais fragilizados por todos estes problemas. As MULHERES santomenses são autênticas guerreiras, força da natureza, mães protetoras, sábias, mas que a vida por diversas razões, a boa parte impossibilitou o seu crescimento, ditando para as mesmas uma vida dependente, com o sonho camuflado ou mesmo roubado!


Estas GUERREIRAS acordam cedo, correm para a organização das tarefas domésticas, vivem numa azáfama invisível, quase não valorizada. Várias vezes lhes questionei, como aguentavam aquela vida tão dura, encolhem os ombros, num gesto de resignação…


Atendo aos objetivos do Um dia vamos juntos®: desenvolvimento comunitário sustentável, educação e acesso ao empreendedorismo, estávamos perante a tríade necessária para criar as condições que promovessem o primeiro passo para a emancipação deste grupo.


Como foi de conhecimento, o Um dia vamos juntos® promoveu o acesso a uma formação para o “Empreendedorismo Feminino” na comunidade de Porto Alegre, onde cerca de trinta BATALHADORAS, tiveram acesso a grandes temas como: Gestão e Economia Familiar; Liderança; Empoderamento Feminino; Desenvolvimento Comunitário; Atendimento ao Público e Técnicas de Venda, através de formadoras voluntárias que de forma muito honrosa e altruísta ajudaram no cumprimento deste objetivo.


Este foi o primeiro passo definido e cumprido, através dele este grupo de mulheres está a criar a Cooperativa Social das Mulheres Batalhadoras de Porto Alegre, que tem como objetivo a produção e comercialização de artigos têxteis, com um design e qualidade que surpreenda o turista. Com o nascimento desta cooperativa que o Um dia vamos juntos®, tem o compromisso de acompanhar e promover ações que permitam o seu crescimento e enraizamento, estamos a estimular o desenvolvimento: pessoal, coletivo e da comunidade, estamos a valorizar o potencial humano e a estimular o uso dos recursos existentes na perspetiva da sustentabilidade. Estamos a formar consciências, a dar músculos a grupos frágeis, estamos a criar pontes para um futuro mais consistente e justo.


Temos a noção que o caminho é longo e que apenas foram dados os primeiros micro passos, mas a realidade é que o caminho faz-se caminhando e aquelas bravas e BATALHADORAS mulheres iniciaram a sua caminhada e que é uma honra podermos caminhar ao lado DELAS.


Neste momento, estão a ser desenvolvidas parcerias promotoras de uma maior qualificação na área da costura às nossas BATALHADORAS, estão a ser desenvolvidas estratégias de marketing e posicionamento de produto, que permitam no futuro as linhas desenvolvidas serem reconhecidas pela qualidade e sustentabilidade!


Estamos juntos pelo caminho da oportunidade, crescimento e confiança!

O Um dia vamos juntos® acredita nas nossas BATALHADORAS, o caminho faz-se caminhado e NÓS caminhamos JUNTAS!


Com carinho,

Sandra Monteiro

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page