top of page

Um dia vamos falar… das emoções deste 2º confinamento…

Atualizado: 17 de fev. de 2021


Falemos então desta coisa das emoções! Essa coisa que tanto ouvimos falar no nosso dia a dia, mas que nos condiciona cada vez mais. Nestas últimas semanas conseguimos passar por todas as emoções como se passássemos pelas quatro estações do ano num só dia! Da neve ao sol tórrido! Falamos da alegria, entusiasmo, realização, superação, partilha, amizade à fadiga, insónia, ansiedade, insegurança, medo e a temível tristeza!


Como muitos de vocês que nos seguem sabem, o projeto Um dia vamos juntos®, tem marcado uma nova ação de voluntariado para o fim do mês de março em S. Tomé e Príncipe, voos comprados, alojamento reservado e um grupo de mulheres santomenses à espera das formadoras voluntárias.


\Hoje pela manhã recebemos o alerta da companhia aérea em como o voo tinha sido alterado para quatro dias antes! Neste momento todos os nossos alertas mais profundos tocaram e dispararam e todas as direções. Apesar de as notícias dos últimos dias serem um pouco mais animadoras (em Portugal) continuamos de fronteiras fechadas, impedidos de sair do nosso país até ao dia 01 de março, e este medo, esta insegurança, esta ansiedade de não sabermos com o que contamos depois desta data colocou-nos uma vez mais todas as nossas emoções à prova e à flor da pele!


Sabemos que não podemos controlar esta pandemia, mas o cansaço e fadiga de estarmos constantemente condicionados com a falta da nossa liberdade e desejo de voar longe começa a tomar conta de nós. Sabemos bem o queremos fazer e como fazê-lo, mas o quando teima em atrasar-nos. Sabemos que as vitórias destas pequenas tempestades irão alentar-nos no momento certo, mas para já esta pandemia consome os esforços dos combatentes a todo o custo. A exaustão emocional apodera-se de nós como esta pandemia se apoderou do mundo em que vivemos.


A situação de incerteza em que vivemos, tanto no que respeita à evolução da pandemia, como à forma de vida que teremos após o isolamento, tem necessariamente impacto ao nível psicológico, ainda mais quando sabemos que outras pessoas que se envolveram no nosso projeto, dependem da nossa ajuda e solidariedade.


Passamos o dia a sentir emoções, algumas que nos fazem sentir bem, outras que nos fazem sentir mal. Passamos o dia com a mente cheia de pensamentos, de tal forma que por vezes queremos descansar e não conseguimos… O facto de não conseguirmos acalmar os nossos pensamentos faz com que não consigamos relaxar e encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção, que nos conduzirá ao tão esperado bem-estar físico, emocional e mental.


A falta desse equilíbrio entre razão e emoção tem consequências na nossa saúde física e psicológica, como doenças cardiovasculares, fadiga, insónia, tensão nervosa, hipertensão, ansiedade, depressão… Sentir ansiedade, insegurança, tristeza e medo, entre outros, é normal neste período de pandemia, segundo dizem os entendidos, mas até que ponto deve ser considerada “normal”?


Aquele abracinho,

Susana



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page