top of page
Foto do escritorSandra Monteiro

10 Pontos essenciais que TODOS OS VOLUNTÁRIOS esperam!!!

Atualizado: 26 de jan. de 2021



Os voluntários são peça fundamental para o cumprimento de muitos objetivos, sabemos e reconhecemos, eles através da sua generosidade doam o seu tempo, conhecimentos, afetos, doam um pouco de si a favor de quem mais precisa.


Contudo, sempre que embarcam na aventura de um programa de voluntariado, espero e de forma justa ver e ter algumas das suas expetativas tidas em conta e realizadas. Assim, é cada vez mais frequente assistirmos a programas de voluntariado com preocupações reais em criar experiências positivas e que vão ao encontro das expectativas dos seus voluntários.


1. ORGANIZAÇÃO


É razoável assumirmos que a organização depende de pessoa, para pessoa, neste caso de entidade para entidade, contudo há mínimos que devem ser respeitados, por exemplo: Um sistema operacional de ação no terreno, simples e claro. Todos os voluntários anseiam que este critério seja cumprido, fornece aos voluntários um forte sentimento de confiança e segurança na execução das tarefas.


2. BOA GESTÃO DO TEMPO


É necessário que todas as ações estejam bem articuladas entre si, de forma que o voluntário consiga cumprir com as atividades, sentir que o seu tempo é valorizado para aquilo que se comprometeu e desta forma também poder usufruir de tempo livre para se dedicar às atividades que mais aprecia.


3. GESTÃO DAS EXPETATIVAS


Sabemos que os voluntários são pessoas substancialmente generosas, criativas e muito sonhadoras.


Convém ao gestor do programa de voluntariado promover o diálogo de forma a mostrar da forma mais clara a realidade que vai encontrar, “puxando” o voluntário à terra, fazendo compreender que a mudança é um processo extremamente lento e que nem sempre os resultados esperados são concretizados no tempo definido.


4. FORMAÇÃO PARA O VOLUNTARIADO


É essencial. É da responsabilidade da entidade promotora garantir que todos os seus voluntários têm acesso a formação básica para o voluntariado. Esta formação pretende dar conhecimentos e ferramentas que vão desde conceitos mais teóricos e até uma visão mais prática!


Por falar em formação para o voluntariado, o Um dia vamos juntos® tem neste momento inscrições abertas para o seu CURSO COMPLETO DE INICIAÇÃO AO VOLUNTARIADO, o mesmo será 100% on-line e terá o início dia 30 de janeiro, ficaste curiosa/o? Envia-me mensagem privada a pedir mais informações!!


5. ENVOLVER OS VOLUNTÁRIOS NO PROCESSO


Um ponto que considero muito importante. Todos os voluntários são peças chave, então qual a razão de não lhes dar a oportunidade de se envolverem no processo antes de chegarem ao terreno?


Exemplos: pedidos de colaboração para pequenos documentos necessários, divulgação de ações, brain storm em conjunto e todas outras pequenas ou maiores atividades que se justifiquem.


6. SENTIMENTO DE RECONHECIMENTO


Todos nós gostamos que o nosso esforço seja reconhecido, quantas pessoas já se sentiram magoadas por terem ajudado, trabalhado, esforçado e depois o reconhecimento atribuído é quase nulo ou mesmo nulo? Muitas de certo.


Este ponto assume uma importância maior quando se trata de voluntários, que são pessoas que doam o seu tempo, conhecimento, espaço emocional, muitas vezes suportando todos os custos de forma completamente gratuita, o mínimo que qualquer organização pode fazer pelos seus voluntários é entregar-lhes o devido valor, mostrar o reconhecimento e agradecer por cada segundo que cada pessoa dedicou a um determinado projeto social.


Já agora, enorme GRATIDÃO aos voluntários do Um dia vamos juntos®!


7. SEREM PARTE DA EQUIPA

São parte da equipa. É impossível desenhar outra hipótese!


8. QUE EXISTA TAMBÉM PREOCUPAÇÃO COM ELES ENQUANTO PESSOAS


Acredito que todas as organizações promotoras de voluntariado cumpram e sintam o peso de garantirmos segurança, bem-estar, tranquilidade, saúde e outras tantas coisas fundamentais para que o voluntário se sinta em segurança.


9. CANAIS DE COMUNICAÇÃO CONSISTENTES


A comunicação é fundamental, deve ser regular, simples e claro, deve deixar espaço para partilha de ideias, dúvidas, medos, alegrias…


Devem ser promovidos canais específicos para cada tipo de comunicação:


- E-mails para relatórios, ou passagem de informação relevante, face ao projeto;

- Telefone para um atendimento mais rápido, necessidade de uma resposta imediata;

- Grupos nas redes sociais, para conversas mais informais, e/ou contato em especial quando a missão decorre em país estrangeiro.


10. TEMPO LIVRE

Todos voluntários devem ter a oportunidade de aproveitar o seu tempo livre da melhor forma. As organizações promotoras, devem por isso apresentar propostas que possam ir ao encontro dos desejos dos voluntários, oferecendo um conjunto de propostas de lazer, cultura, divertimento, turismo, criando desta forma um leque de oportunidades que possam tornar a experiência de voluntariado ainda mais positiva!


Espero por vocês um dia… Um dia vamos juntos®!


Com Carinho,


Sandra Monteiro

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page